Conheça os principais eventos sazonais da região .
Todos os eventos estão sujeitos à confirmação de data e local.
Janeiro
A Semana Gastronómica do Bacalhau à Moda de Monção decorre na 3ª ou 4ª semana de janeiro, nos restaurantes do concelho de Monção. Conta com pratos típicos de bacalhau e com o famoso vinho Alvarinho. Ideal para amantes de gastronomia tradicional portuguesa.
Fevereiro
O Carnaval na Praça decorre no fim de semana anterior à terça-feira de Carnaval , no centro histórico de Monção. Nele acontecem os desfiles de escolas, grupos carnavalescos e mascarados, com animação e DJ à noite.
Para os amantes de aventura ocorre também o Rali à Lampreia, no último fim de semana de fevereiro. Organizada pelo Clube Automóvel Local em parceria com o município, é um circuito por estradas da região de Monção e freguesias envolventes. Um passeio turístico motorizado e com degustação de lampreia em restaurantes aderentes. A união perfeita entre desporto motorizado e gastronomia tradicional.
Março
Em março tem a Feira da Foda onde se encontram petiscos, vinho verde e artesanato local; animação com concertinas e ranchos. Se passa geralmente no último fim de semana de março na freguesia de Pias, Monção. É um grande evento gastronómico centrado no Cordeiro à Moda de Monção (apelidado de “foda à monção”).
Abril
A festa em honra de Santa Eulália acontece no fim de semana mais próximo de 24 de abril, no Lugar da Pica na freguesia de Merufe, Monção. É uma Festa religiosa com procissão, missas, música popular e convívio. Conta também com a decoração da capela, bombos, concertinas, arraial.
Maio
A Feira Agrícola do Vale do Mouro se passa na 2ª semana de maio, no campo da Feira – Segude Monção. É uma feira de maquinaria, produtos locais, gado, vinhos, hortícolas e concertos noturnos, sendo um dos maiores eventos rurais do concelho.
A Festa de Nossa Senhora da Rosa acontece no 2º fim de semana de maio em Trovisco, Monção. É uma Festa Religiosa com banda, procissão e arraial noturno.
A Feira do Vinho Tinto de Tangil acontece em maio, sendo realizada no Salão Paroquial de Tangil. Nela ocorrem provas de vinhos tintos locais, petiscos e música tradicional.
A concentração Motard “Os Feras”, ocorre nos finais de semana de maio. Realiza-se em Monção (Junto ao Parque das Caldas). Nesta concentração ocorre reunião de motards com passeios, concertos e animação noturna.
Junho
A festa do Corpo de Deus / Festa da Coca acontece sempre na quinta-feira do Corpo de Deus, no centro histórico de Monção. Nela é feita a recriação da lenda do combate entre São Jorge e a Coca (dragão); inclui Cortejo Etnográfico e Festa Religiosa e é uma das tradições mais emblemáticas de Monção.
O Levantamento do Pau é uma festa popular em que os rapazes levantam um mastro gigante em honra de Santo António. Realizada no início de junho no Lugar do Mosteiro, Longos Vales (Monção). É uma tradição comunitária única no norte de Portugal.
A Ponte de Mouro Medieval é uma feira medieval com mercado, trajes de época, encenações, fogo de artifício. Nela se revive a história da ponte sobre o rio Mouro com grande participação local. Localizada na Ponte de Mouro em Monção, ocorre na metade de Junho.
Também na metade de junho ocorre a Festa de Santo António de Val de Poldros, uma festa religiosa com feira de gado, missas campais, concertinas e romaria. Uma das festas rurais mais tradicionais de Riba de Mouro.
No último final de semana de junho acontece o Carreto de São Pedro – Riba de Mouro, um Cortejo de tratores decorados com flores e temas locais, seguido de arraial e concertos.
Julho
A tradicional Feira do Alvarinho no parque das Caldas, Monção é o maior evento enogastronómico da região, com provas de Alvarinho, showcookings, concertos, tasquinhas, artesanato e muito mais. Se passa no 1º final de semana de julho.
Já no último final de semana de julho e começo de agosto ocorre o Festival Folk em Monção, um festival internacional de folclore com grupos do mundo inteiro, desfiles, atuações e bailes, organizado pelo Rancho Folclórico local e Município.
Agosto
O Traditum ou Festival Tradicional se passa em Portela – Ponte de Mouro. É um festival de música tradicional portuguesa, concertinas, danças e arraial minhoto, com participação de ranchos e músicos de todo o país. Ocorre no 1º ou 2º fim de semana de agosto.
A Festa em Honra de Nossa Senhora das Dores localizada na igreja matriz e centro de Monção é uma Festa religiosa com missas, procissão, concertos, fogo de artifício, feira e animação noturna, sendo a principal festa religiosa do concelho. Sempre acontece de 14 a 18 de agosto.
Ao longo de agosto também se passam outras romarias locais, como as festas em Cambeses, Barbeita, Badim, Longos Vales, etc, que contam com arraiais, procissões, bandas de música e grupos de bombos.
Setembro
Em setembro é um período favorável para explorar os trilhos e caminhadas pelas serras da região.
Nessa altura existem também algumas feiras e festas agropecuárias menores nas freguesias como Troporiz, Merufe, Anhões. Geralmente são marcadas por celebrações pós-colheita, com gado, folclore e convívio.
Outubro
No início de outubro, variando conforme a colheita, se passa a Festa das Vindimas em várias freguesias produtoras do famoso vinho Alvarinho, como Troporiz, Mazedo, Longos Vales, etc. Algumas casas vinícolas abrem para experiências enoturísticas, participação nas vindimas, pisa da uva, almoços em lagares e quintas com animação.
Já no último fim de semana de outubro acontece o Festival do Cogumelo, no Mosteiro de Longos Vales, Monção. Uma mostra gastronómica com pratos à base de cogumelos silvestres, workshops, mercado rural, recolha de cogumelos guiada na serra e showcookings.
Novembro
Em 11 de novembro ou no fim de semana seguinte ocorre o Magusto Tradicional – S. Martinho nas juntas de freguesia, associações locais como Messegães, Riba de Mouro, Bela, etc. É um ambiente familiar, fogueiras e convívio intergeracional, com castanhas assadas, vinho novo, sardinhas e concertinas.
O Encontro de Bandas Filarmónicas varia, muitas vezes junto ao S. Martinho. É realizada no Centro Cultural de Monção ou Salões Paroquiais. Nele ocorrem concertos de bandas da região e convidadas de fora, com repertório clássico e tradicional.
Dezembro
Logo ao início de dezembro e até 6 de janeiro o Natal chega ao Centro Histórico de Monção trazendo as tradicionais iluminações de Natal, mercado de artesanato, concertos, casa do Pai Natal, e às vezes até uma pista de gelo.
Na noite de 24 de dezembro ocorre a Missa do Galo juntamente com Concertos de Corais na Igreja Matriz de Monção e várias capelas da região.
Geralmente no último fim de semana de dezembro acontece o Fim de Semana Gastronómico da Lampreia. Marcando o Início da época da lampreia, restaurantes aderentes em Monção apresentam menus especiais com comidas típicas como à bordalesa, recheada, arroz de lampreia).